domingo, 2 de agosto de 2015




!


AGOSTO, MÊS DO GOSTO, DO BOM-GOSTO, DO BEM-POSTO


Agosto: mês do bom gosto! Não concordo com a outra rima. Desde pequena vejo belezas e gostos em agosto! Arauto de boa sorte, o mês já me trouxe grandes notícias, formidáveis novidades e realizações!...

A propósito, não costumo me guiar por estereótipos e convenções que estipulem sortilégios para pessoas e situações. Não que eu não tenha cá minhas (particulares) superstições... Mas, de modo geral, parto do princípio-mor de que a minha mente e o meu coração podem maravilhas! E que, acima desses dois amigos das destinações, está a esfera superior – que me abarcou em sua grandeza e meu emprestou resquícios desta (o homem à Sua imagem e semelhança), a fim de que eu as use para mim mesma e para o bem da humanidade.

Sim, muito podemos se utilizarmos essa verve da Criação que nos deu corpo, alma e potencialidades de humanos! Não queiramos ser sobre-humanos, mas intencionemos levar nossa força espiritual às mais altas instâncias que elas possam alcançar... E disso faz parte a soberania (em intensidade) de felicidade para o mês de agosto ou qualquer outro mês!

Mas entendamos por que tal fama se criou e disseminou... Por que acham muitos, afinal, que ventania e frio podem trazer presságios indesejados? Ora, mandemos para longe esse soprar lúgubre dos ventos da superstição indevida! Afinal, tudo pode remontar à origem latina do vocábulo e seu significado personal. De acordo com heranças antigas, do tempo dos romanos, o mês teria uma espécie de sombra ferina de um dragão cuspindo fogo (?!)... Mas tudo não passava do contorno da Constelação de Leão vista no céu do outro hemisfério em tal época do ano...

E quanto à lenda entre as matriarcas de que casar no mês de agosto não seria de bom agouro? Crendice e engodo: historieta do povo! O mês pode trazer novidades, bodas e efemérides as mais variadas e as mais felizes possíveis, acredite! Além de tudo, sinais e acontecimentos outros (que não condigam com o que esperamos de melhor) podem ocorrer em qualquer fração do cronômetro. Na realidade, é a nossa mente, se bem-direcionada, que pode mesmo ajudar a soprar os ventos felizes de uma estação boa.

Ora, tudo faz crer que – das impressões do reino da natureza às crenças populares – nada há, de fato, que caracterize como mau este período de 31 dias do calendário de Gregório! E mais: de minha parte, quase já se trava uma aposta no bem e no bom, naquilo de melhor que pode acontecer a você a partir de uma imaginação grandiosa – todinha pautada no ideal e na esperança!... Cultive, afinal, a expectativa de um mês soberano, já que até no nome esse período mensal traz marca de realeza: Augustus – Agosto – o mês do Imperador Augusto – Otávio César Augusto ou, originariamente, Caius Julius Caesar Otavianus – o augusto Imperador! E seu nome real, Augustus, quer dizer: majestoso, sublime, elevado sagrado, venerável, louvável, grandioso. Coroe esse novo tempo, pois, de  êxito, de felicidade e fortuna: creia na supremacia deste mês, na majestade do que pode chegar com poder, grandeza e ventura! Espere por gosto, com gosto; do bem-estipulado por você, do transposto, do estabelecido com o seu senso: o eu posto! 

Acredite no que este mês pode trazer para você! 

Por Sayonara Salvioli

Nenhum comentário: