domingo, 13 de maio de 2018




O OURO DO CAPITÃO e os 130 ANOS DE ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL


Hoje – 13 de maio de 2018 – é dia de efeméride das mais importantes para a memória nacional: celebramos 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. Infelizmente, o  nosso país – como tantos outros da história das civilizações – guarda essa mácula social e humanitária.

Há catorze anos, visitei e estudei in loco algumas das fazendas do Vale do Café (região do Médio Paraíba), locais que nos reportam a um passado de dor e injustiça. Esses cenários e essa turva parte da memória brasileira fazem parte do enredo de uma de minhas obras, romance em que narro a sucessão de cinco admiráveis gerações de mulheres africanas guerreiras, destemidas e guardiãs de suas tradições: O Ouro do Capitão. Lisboa: Chiado Editora, 2015.

Depois do lançamento do livro em Lisboa – em 25 de outubro de 2015 –, fiz três noites de autógrafos aqui no Brasil.

A seguir, postarei fotos das sessões de autógrafos e trechos do livro, deixando desde já aqui no blog o registro de tão significativa efeméride, destacando que a Literatura é e deve mesmo ser um veículo de delação social: o escritor traz consigo a responsabilidade social de retratar os painéis e as mazelas de seu tempo e de outras épocas, a fim de – pelo registro literário e pelo despertar de consciência crítica – ajudar a estruturar e melhorar o pensamento das sociedades.

Começando as galerias de imagens pelo LANÇAMENTO DE MEU ROMANCE O OURO DO CAPITÃO EM LISBOA (fotos que ilustraram a minha postagem de novembro de 2015, quando dei notícia do lançamento, aqui, ao querido leitor):






















Nenhum comentário: