segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O doce sabor da novidade



O mais fascinante da vida é a prerrogativa da novidade... Essa história de não sabermos o que está para acontecer, as mil e uma curvas sinuosas das esquinas da existência! Refiro-me àquelas surpresas mágicas que permeiam o nosso cotidiano sem que percebamos direito o que ocorre.

Com toda a franqueza, eu amo a novidade! Ter a possibilidade de ver, descobrir ou vivenciar mil coisas diferentes!... É como ter diante dos olhos uma gama variada de formas, cores e paladares, como um tabuleiro de 49 bombons decorados diferentemente para enfeitar e dar sabor à Ceia de Natal! Providenciei isso para a minha ceia deste ano, de modo que cada bombom do tal mosaico tivesse aparência e recheio diferentes dos demais. Assim, quando alguém levava à boca a guloseima, não sabia o que iria encontrar quando o chocolate espocava, deixando descobrir o seu licor: de cereja, anis, lichia, amora?! Em analogia, que sabor, cor ou emoção terão os novos e distintos fatos que comporão o seu mosaico do  novo calendário? Já pensou quanta surpresa (quanta novidade!) poderá compor a sua mesa de ofertas em acontecimentos no próximo ano?

Pensando em tais revelações, afirmo e reafirmo que não tenho medo do que sobrevirá à incógnita dos dias, e cultivo mesmo a dinâmica de acontecimentos inimagináveis e revolucionadores. Sabe aquelas pessoas que têm medo do novo e tremem ao simples pensamento de terem sua vida modificada? Pois é... Não sou uma delas; nunca fui! Ao contrário, carrego comigo uma espécie de sensor de novidade... A cada nova passada do tempo, faço a triagem do recente com o meus radares superpoderosos de sucção do marasmo. Isso mesmo: monotonia comigo não tem vez! Nunca soube o que é rotina; invento todos os dias fórmulas novas de viver. Faço coisas em horários diferentes, renovo sempre meu guarda-roupa, invento mil misturas de fragrâncias na hora do banho, mando preparar uma receita de bombons diferentes entre si e sonho sonhos novos, os mais recentes sempre mais ousados que os anteriores!

Assim é que – quando chega o fim do ano – e me ponho a fazer aquele célebre retrospecto do meu dois mil e tal, me deparo com as surpresas impactantes da velha e boa novidade... Isso é uma coisa que me encanta em todo pré-reveillon: a possibilidade infinita de irmos ao encontro de um mundo novo! E na hora propriamente dita da virada, sempre me pergunto: que surpresas me trará este novo ano? A propósito, você já parou para pensar sobre isso? Reflita e veja, por exemplo – com aquela sua potencial lente interior – os fatos que aconteceram neste ano que passou e você não esperava... Pensou? Percebeu como aconteceram coisas que você nem imaginaria: telefonemas, e-mails, convites, viagens, surpresas?!... enfim: novidades! Novidades boas, chamamentos da sorte, mudanças bruscas e similares!

A vida é, às vezes, uma espécie de roda-gigante: põe você numa rotativa cadeirinha mágica, levando-o a passear por aí, de parada em parada nas voltas dos ares, dando-lhe a cada estágio uma visão nova e outro pedaço do horizonte... Da minha cadeirinha mágica este ano, por exemplo, eu pude vislumbrar várias nuances de horizontes que se avizinharam de mim, e outras que são, ainda, um prenúncio na faixa rósea do céu das possibilidades!

Às vésperas do brinde ao próximo ano, aposto que um milhão de novidades estão por aí – borbulhantes e saltitantes no ar – prontas a serem apanhadas pelos humanos mais intrépidos! Não deixe que tudo fique apenas no ar, numa promessa de espuma! Faça como eu: capitaneie o time da busca pelo novo... brinde à surpresa feliz da renovação e deguste o doce sabor da novidade!

P.S.: Desejo a você, no tempo que se aproxima, um tabuleiro de novidades – diferentes, coloridas e prazerosas – como os bombons da fotografia! Que você possa usufruir de toda a variedade de imagens, cores e sabores da emoção que a vida tem para oferecer! Que o calendário anunciado seja como um atrativo mosaico de coisas novas!

Por Sayonara Salvioli


&&&

... mais: Paz, amor, fortuna e bem-aventurança aos calorosos de coração!


Deus abençoe o Ano Novo!

14 comentários:

Anônimo disse...

Demais, Sayonara!!! Texto perfeito para "rebobinar o ano" e recomeçar o espetáculo...
Muita alegria e sucesso em 2009!

Anônimo disse...

De fato, Sayonara, a novidade é um combustível e tanto na maratona diária! Eu fico imaginando o que seria do ser humano se não fosse essa esperança, essa sensação boa de sonhar com o que está por vir...
Pois que venha uma chuva de sucesso pra vc!
Um beijão.

Unknown disse...

Você sabe que sou visita freqüente do seu blog!!E novamente estou aqui desta vez com água na boca por causa dos seus "bombons da sorte" rs Que lindos!!Devem ser também deliciosos!!!!
Desejo pra você um mundo inteiro de novidades em 2009!!!!!
bjss

Anônimo disse...

O texto tá até com gosto de chocolate!!!! que ótima escritora vc é...faz a gente ler e entrar no clima da sua mensagem!!
Um ano novo com sabor de chocolate pra vc!!!!! bjs
Marcus

Anônimo disse...

Eu sou daquelas pessoas que vc falou que tem medo do novo. Não gosto de mudar de casa, de refazer as coisas.Sou do signo de Capricórnio.Não gosto de voar por aí. Sou de terra, me assusto um pouco com as ondas do mar...hehe

Anônimo disse...

adorei a parte da roda gigante!!!!fiquei pensando que é assim mesmo como vc falou!!!!!!!

Anônimo disse...

Fiz a "minha retrospectiva do ano" e constatei que realmente aconteceram coisas que eu nem esperava...recebi notícias surpreendentes, mudei de emprego enfim, vi muita coisa acontecer.É muito bom estar viva pra experimentar e buscar o progresso, a diferença!!

Luciana C. disse...

Sayonara,
Vc é um pouco pitonisa como contou em outro post.rsrsrs Mas é muito bom sonhar com as novidades, não é?? Isso...as descobertas alimentam a vida!!

Anônimo disse...

ESpero por todas as novidades e mudanças que o ano sempre promete trazer!!!
UM 2009 totalmente novo, inédito pra vc!!1

Anônimo disse...

meu ano foi mais ou menos previsível.vamos ver o próximo!!!!

Anônimo disse...

E já começou o novo tempo de surpresas e novidades! Blz! Que 2009 venha com todas!!! Que seja um ano com sabor de chocolate, como os bombons da sua ceia!!! Achei o máximo!!!!!
Sorte, sucesso e energia positiva pra você em 2009!!!

Entre letras disse...

Obrigado pelas palavras de consolo e pelos votos para este 2009.Desejo que esse ano vc tenha muito sucesso, paz e saúde.Sempre vejo seu blog por ser uma pessoa atenciosa,humilde,.Considero vc também como uma amiga de blog e sempre é válido termos boas amizade.Que Deus ilumine toda sua família.Gostaria de um dia publicar um poema seu em meu blog com seu nome, sua autoria e sua permissão é claro.Sempre publico em meu blog aquilo que acho bom e vc escreve muito bem.Sayonara um abração pra vc e boa noite.Atenciosamente Henrique.

Anônimo disse...

Como tudo que você escreve, simplesmente lindo, profundo, sensível. Que o este ano nos traga novidades tão doces quanto os bombons da foto... Beijinhos.

Unknown disse...

Adorei seus bombons diferentes, bombons da sorte!!!!
Texto bacana como todos!!