segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Pelo Dia Nacional da Consciência Negra
                

                O Ouro do Capitão -
           A Literatura cumprindo a sua função social



Fanpage do livro: 
http://zip.net/bhsqdG



Os milênios da história do homem não foram suficientes pra que as sociedades se aprimorassem, plenamente, em sentimentos e práticas. E é aí que a arte pode contribuir para a causa: cabe à literatura – e às diversas formas de mídia – a missão de, nas raias da ficção, abordar temas que sejam de relevância para as pessoas e a sociedade.

O romance O Ouro do Capitão (Lisboa: Chiado Editora, 2015) é uma obra atemporal que procura, igualmente, falar a linguagem dos nossos tempos, na medida em que aborda duas questões pungentes no âmago da sociedade brasileira: a consciência negra como forte marca identitária nacional e a questão do feminino – a importância de um feminismo construtivo e necessário. Afinal, que Brasil seríamos sem a contribuição extraordinária da cultura africana ou sem a jornada firme e propiciadora da mulher? De fato, neste romance se trabalham, preponderantemente, o respeito étnico e a valorização cultural – na narrativa instigante de uma linhagem de mulheres que não temem o desconhecido, a chibata, a solidão ou a guerra!

O livro O OURO DO CAPITÃO está sendo precursor nisso: oferece ao leitor um viés literário que – mais do que campanhas na Internet que surgem e se vão como chuvas de verão – se configura numa defesa permanente das necessidades de grupos com histórico de opressão. Ora, este romance – além da função do entretenimento da viagem literária (com fortes elementos dramatúrgicos) – cumpre a obrigação suprema de uma obra da Literatura: a função de ampliar a visão social. Porque uma história boa e bem-contada tem o poder de chamar as pessoas ao sentimento – e a palavra eterniza!

Ancorados, pois, em reais experiências humanas, buscando sempre a elevação da consciência no homem e nas sociedades, precisamos mesmo falar, alardear, clamar por um pensamento social clarificador e uma consequente atitude de dignidade e respeito.

No Dia Nacional da Consciência Negra, eu convido meus leitores – e a todos aqueles que desejam ser partícipes de um processo de evolução do pensamento humano e de harmonia sociocultural – para conhecerem e lerem O Ouro do Capitão. Peço que me ajudem a empunhar as bandeiras de defesa do respeito étnico e da cultura negra.

E é importante assinalar: esta história de cinco gerações de mulheres africanas – além de permitir um passeio pela seara histórica do café no Brasil – acentua a voz consciente de um feminino que não conhece gênero, pois defende aquilo que é justo, igual e uno: a natureza humana.

Você pode adquirir o livro aqui:

PELO SITE DA LIVRARIA CULTURA:

http://www.livrariacultura.com.br/p/o-ouro-do-capitao-46283698


Pelo site da editora:


Para quem está em Portugal e Ilhas, o livro pode ser adquirido pela Bertrand Livreiros:


2 comentários:

Helena Sanches disse...

Que beleza, Sayonara! Parabéns pela linda obra de 400 páginas que você escreveu, antes mesmo que temas tão palpitantes em nossa sociedade estivessem em voga como estão hoje: o respeito às etnias e o merecido destaque à rica cultura africana, isso paralelamente à valorização do feminino, que você exalta na saga de cinco gerações de mulheres guerreiras!
Acompanho o seu trabalho desde que você lançou o livro infantil A Fórmula Mágica do Riso na Bienal de São Paulo, em 2000. Também adquiri pela Saraiva seus romances Perfumes de Paris e Roma para Sempre! Maravilhosos!
Parabéns mais uma vez!!!!

Jean Claudio disse...

Sayonara Salvioli, seu romance O OURO DO CAPITÃO é um hino de beleza e exaltação à consistente e expressiva cultura negra e também à mulher!! Sou fã da sua Literatura!!