quinta-feira, 20 de agosto de 2015


A natureza do ímpeto




A natureza do ímpeto é a ação – pronta, resoluta e inevitável. Você cede ao poder indefensável do ímpeto quando não deixa vácuo ao presente nem oportunidade de revés ao amanhã. Principalmente você adota a força do ímpeto quando decreta morte ao ontem. A vida (re)começa sempre no próximo instante, e somente você pode ser o juiz das vindouras sentenças. Afinal, quem pode mais junto ao seu desejo do que você mesmo? 

Ora, cada ser humano traz, intrínseco à sua existência, o poder de um arbítrio soberano – da categoria das coisas insubstituíveis e intransferíveis. Isso quer dizer que você é o grande dono da sua vontade e – com uma sorte escolhida e acionada – pode ajudar a resplandecer a própria estrela! Sim, antes de sortilégios metafísicos – a sorte, a sina, o destino – está o seu desejo, seguido de sua ação, sua vontade declarada concretamente.

Grandes coisas da vida conquistamos com o poder de uma decisão eficaz e absoluta, naqueles momentos em que você diz, de si para si: 

 – Sim; isso é coisa decidida!

E aí, meu leitor, não há mesmo retorno ou revogação. No universo das próprias leis, você decreta a sua sentença e – a partir desta – (sobre)virá todo o resto! As engrenagens vitais se movimentam com mais fluência a partir da manivela que você aciona, pondo o mundo a girar, o universo a correr, a história a ser escrita!

E a natureza do ímpeto tem tudo a ver com isso: o momento indomável em que a sua autoconsciência se adona do resto do mundo e decide qual será o caminho. E ai de quem rebater essa postura! Ora, é o seu cérebro quem determina a circunferência da sua vida, o tamanho do seu sonho e – num átimo – o momento certo de agir e dizer de si ao seu próprio mundo! 

É quando flui a natureza do ímpeto, isto é, quando você não consegue deixar a vida e o sonho para depois, quando não pode sublimar a intenção nem conter a grande ventania... 





Reina e promulga-se lei o ímpeto essencial da existência quando: eclode o brado; se risca o raio nos seus céus; o meteoro se choca contra o planeta; se desvia o curso do rio e se acende a combustão!... Este é o momento único de transformar a sua decisão em ação plena e irrecorrível; é a hora de pintar o mundo com as suas cores e escrever o seu nome – com letras grandes e douradas – na capa do caderno!







Por Sayonara Salvioli

Nenhum comentário: