quarta-feira, 19 de maio de 2010

Elogio da verdade



Um bom elogio é um presente dado de coração. E normalmente é exclusivo, personal, feito só para você!

Já ouvi, muitas vezes, que – da mesma forma que necessitamos reconhecer nossas falhas como seres humanos – precisamos também saber receber elogios. Com certeza, é preciso acreditar naquilo que nos afirmam com todas as letras, pois tal deve ser expressão da verdade.

Cientistas, literatos e outros intelectuais brilhantes, por exemplo, são muito exigentes consigo mesmos: ponderam todos os aspectos e consideram todas as hipóteses, menos as que beneficiam diretamente o seu eu. A questão a ser vista, no entanto, é que às vezes tantos cuidados funcionam como uma automáscara: não raro, pessoas belíssimas e de altíssimo valor desconsideram suas qualidades mais notáveis. De vez em quando me deparo com pessoas (valiosíssimas) assim!...

Também é preciso considerar que elogios tanto são mais altos em atribuições quanto os padrões daqueles em quem são suscitados. Assim, um diamante raro será melhor visto por olhos lapidados, de quem sabe o que vê e valoriza isso. Normalmente, enxerga bem quem possui visão acurada. E quanto mais exige do mundo e das pessoas, mais alguém eleva os olhos ao alto buscando a magnitude do ser – premissa única.

Creio que esses raciocínios se apliquem a tudo. Em âmbito profissional, por exemplo, altos valores só podem ser reconhecidos por seus pares, talentos congêneres com capacidade para interpretarem e absorverem a essência de seu trabalho. Ora, quem não conhece profundamente a matéria do que você faz, certamente, não pode avaliar o nível qualitativo de sua obra.

Na arte, creio, são exigidos do espectador certos conhecimentos, olhos e sensibilidade. Na compreensão das ciências, aqui se elenquem a importância de vertentes analíticas que vão do empírico ao histórico-hermenêutico e ao dialético...

E nos relacionamentos – na observação e na análise involuntária do outro – não poderia ser diferente: há que se ter uma boa base, um patamar pessoal, para enxergar o que vai além de si mesmo. Assim é que deve ver bem o belo quem tem lentes apuradas para a beleza; só pode se ofuscar alguém com algum brilho se os seus olhos não se contentam com pouco e buscam mais; só se acha o espírito quando se o procura perseverantemente, vasculhando-se as imensidões da alma. Não que a beleza esteja apenas nos olhos de quem vê. Não, não é isso! O belo e o grande estão ali para serem admirados e – de qualquer modo – a grande maioria poderá e deverá enxergá-los. O que difere, talvez, seja o nível de mensuração – de indivíduo para indivíduo – para essa beleza e essa grandeza. Também é interessante lembrar que os modos de expressão dessa medição, em seu teor e profundidade, tipificam a natureza e o grau da admiração dos referidos dons qualificativos. O elogiador eleva-se do tamanho de si mesmo para enxergar o que se lhe suplanta em essência, mas que ele deseja encontrar para admirar.

Semelhante a isso é a máxima com que nos presenteou Machado de Assis (no caso, se referindo à categoria feminina): “Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo”. E ele explicou que aqueles capazes de alcançá-las são os mais especiais e valentes, os que podem chegar, sem medo de prejuízos e quedas, ao topo absoluto das árvores. Com certeza, isso também se aplica aos homens e, nessa esteira, aos seres humanos genericamente. Ora, se você, leitor, é elogiado ou valorizado, não há por que não considerar o elogio da verdade, aquele manifesto de espírito das pessoas que exigem muito do ser humano, que querem o melhor do melhor e, por isso, encontraram correspondência em você: na sua personalidade, na sua aparência, no seu conjunto pessoal. Da mesma forma, aceite os elogios por suas ações, por seu trabalho, por seus méritos reconhecidos. Foram ofertados de modo direcionado e espontâneo. Receba-os e reconheça sua lisura nos olhos e nas palavras de quem os oferta. Provavelmente – creio que na maior parte das circunstâncias – se advindos de alguém de espírito (e não de almas rasas), serão verdade. E se o resto do mundo não sabe como manifestá-lo, embora também o ache, problema do resto do mundo. O fato é que você, notadamente, é e pode ser tudo aquilo de bom que alguns – e talvez muitos ou todos (e você nem sabe!) - dizem a seu respeito.

Portanto, na hora de ouvir belas palavras, espere e dê o tempo preciso de seu recebimento, afinal saber receber elogios pode ser tão importante quanto saber elogiar! Às vezes ficamos tímidos e – no momento em que tais tributos nos são oferecidos – agradecemos rapidamente, nem mesmo deixando que o interlocutor complete seu pensamento. Ora, quem disse que tudo aquilo não é a mais absoluta verdade? Por que você deve ficar constrangido se reconhecem seus valores? Deve saber de seus atributos, mas talvez – até pela sua grandeza pessoal – seu espírito se revista de uma modéstia, desnecessária, diga-se de passagem. Não seja, pois, modesto! Sua grandeza não necessita disso. Talvez você seja mesmo um desses maravilhosos seres humanos que até têm o direito franco da imodéstia. Porque pessoas assim existem, acredite!

Falamos de receber elogios. E quanto a fazer, como proceder? Eu tenho, a respeito, um pensamento inflexível sobre isso: só sei elogiar quem e o que admiro. Faço-o com efusividade, em prosa e verso. Caso contrário, opto pelo silêncio e pelo estágio amorfo das palavras.


Por Sayonara Salvioli

4 comentários:

Luciana C. disse...

Sayonara:
Que lindo! E verdadeiro. Sabe que sou assim como você fala numa parte do texto? Fico encabulada quando alguém me elogia. Fico pensando que a pessoa está falando por educação ou porque tem carinho por mim. E não porque seja verdade. Vou prestar atenção a partir de hoje e passar a acreditar nos elogios bem intencionados. rs

Anônimo disse...

hallo
I dont know you
but i wonder about your nice life with your baby
is it true that you are happy
if you realy want to be happy in every time every where
just check about (islamic) to know the rhight way to the full happy life.
good luck
if you want to reply to me
fady_520@yahoo.com

Sayonara Salvioli disse...

Hahaha...

Cláudia F. disse...

Adorei!!! Nada como um bom elogio, não é não? Faz bem pra alma, especialmente quando verdadeiro e revelador. Eu acho que sei receber bem. rs