segunda-feira, 12 de abril de 2010

Abril abriu temporada




Depois das águas de março (de Jobim, do Rio de Janeiro, da natureza), abril abre temporada de surpresas... E você, o que espera de abril?
Tenho visto que este abril, além dos sonhos de colheita de início de ano (como costumeiramente), tem feito abundar as águas antes de março e culminado em forças do inesperado. Sinto, a respeito, que é tempo de mudanças e anunciações. Quer ver como tenho razão? Tente rememorar sua vida de março para cá e veja como muitas coisas têm se tumultuado, conflitado, nas tênues divisas dos dias de abril... Constatou? E essa avalanche de notícias ainda tem lugar para mais dois terços de mês, pois o deus ariano acaba de atravessar, ainda, o limiar do segundo decanato.
O calendário gregoriano convencionou que o mês das folhas de outono no Hemisfério Sul, compactamente, tem 30 dias. E, mais uma vez, este parecia tão-somente ser o quarto mês do ano!... Mas este abril surgiu meio truculento e arrebatador: trouxe novidades, destemperos climáticos, avassalamentos pessoais, tragédias coletivas. Se abril é o que surge depois de março e – segundo alguns filólogos da modernidade – o vocábulo tem o significado de outro, ou seja, um outro mês que não é março, há também correntes adicionais que tentam definir o mês, simbolicamente. Para os latinos, o Aprilis designava o conceito de abertura mesmo, remontando às tradições antigas de florescimento de culturas. Os adeptos da mitologia greco-romana, por sua vez, ligam o nome do mês ao da deusa Vênus (Abril seria uma variação de seu nome para os etruscos), entidade do Olimpo responsável pela rubra paixão e pelo amor arrebatador. A propósito, os seres de abril são mesmo representantes típicos de arrebatamentos e impetuosidades. Baudelaire, por exemplo, nasceu neste mês.
Acredita-se que os arianos, com toda a influência própria da época (do nome venusiano à personalidade forte de seu planeta regente – Marte), em regra, trazem o ímpeto da pressa, o instinto da velocidade (Senna era ariano), da ação antes mesmo do pensamento. E parece que isso está configurado no Cosmos nessa época... Coisas cabais acontecendo, numa dinâmica voluntariosa de fenômenos!
Apesar de todos os turbilhões da vez, talvez seja preferível pensar que este abril – sendo o primeiro mês efetivamente útil do ano (depois das férias de janeiro, do fevereiro do Carnaval e do março da Páscoa, num Brasil de feriados estacionadores) – está abrindo caminho para itinerários novos e caminhos decisivos, tal como requer o espírito marciano do representante solar da época. Segundo analistas de mercado, somente a partir deste mês as coisas começam a acontecer, efetivamente, em alguns terrenos da economia, e também em diversos outros setores. Dizem também os astrólogos que neste período as pessoas, de todos signos (e não somente as de elemento fogo), agilizam os seus desejos e executam seu pensamento; que tiram seus projetos do papel e os endereçam à casa da realidade, a ponto de se consumarem aqueles ideais ou proposições de anos!... Oxalá!
E se Ares ou Marte – a personificação solar do mês – tende ao extremismo, a violações arrebatadoras e à permissividade de tempos insondáveis e de acontecimentos abruptos, também parece ser o próprio autor da máxima Carpe diem, em sua vocação para a intensidade, a expansão e a vitória sobre os obstáculos. Aproveite, pois, esse espírito guerreiro, e ponha em prática seus planos, caminhe em direção às suas aspirações mais genuínas! É tempo de sorver os frutos da estação da colheita! Afinal, Marte, o deus do ímpeto e da ação, acaba de descer do Olimpo em seu carro de fogo...
Acho que abril abriu prerrogativas em mim. E para você, leitor? Não será também o momento de riscar os céus com a sua vontade?
Por Sayonara Salvioli

5 comentários:

Luciana C. disse...

Adorei!! Vou seguir a sua dica e tentar entrar na esfera dessa conjunção astral!! O bom da vida é realizar!!!

Rita Fagundes disse...

Muito legal a sua reflexão sobre a nova temporada de outono, SAyonara!
Gosto muito das coisas que escreve!!! Bacana mesmo!

debby disse...

espero mesmo que seja o tempo da colheita! axé!

Ricardo disse...

Com tanta coisa acontecendo, acho que a sua análise de momento foi perfeita hehe.

monique disse...

. abril está fechando seu ciclo... e muitas coisas bombaram!! e acho que a temporada continua!!!!!