segunda-feira, 8 de março de 2010

Implacável força feminina














No Dia Internacional da Mulher, para saudar minhas colegas de categoria, de repente me vi filosofando sobre a condição da mulher, não somente a contemporânea, mas a de todas as épocas. Da mulher de Neanderthal à workaholic de tailleur preto das atuais metrópoles.

Não vou aqui discorrer sobre as conquistas das mulheres na luta pela autonomia em sociedade ou sobre sua famigerada posição no mercado de trabalho. Já nos sabemos suficientes, abarcadoras e – por que não dizer? – poderosas. Já temos consciência de que nossa palavra é sólida e de que nossos gestos equilibrados podem valer ouro e determinar novas safras de progresso. Mas não, não é a isso que me proponho nesta lauda eletrônica. Quero falar de algo mais.

Desejo falar de mulheres destemidas que enfrentam o desconhecido e não esmorecem nem mesmo diante de um pelotão de fuzilamento. E isso abrange desde a primata que enfrentava uma fera no Jurássico até a mulher que – na virada do milênio – virou as páginas também da própria vida, fechou o livro do passado e abriu um diário novo, com todas as laudas em branco. A História está repleta delas. E você provavelmente conhece uma assim. Falo daquele tipo de mulher que não se esquiva das próprias opiniões e de seus desejos pessoais em prol de quem quer que seja. Homenageio a mulher capaz de tentar, dia a dia, a autossuperação e o aprimoramento como ente humano com arbítrio lúcido. É claro que isso não invalida ou esmaece as nuances da emoção, tão firmemente impressas no espírito feminino. Aliás, esse é outro capítulo da história, de fundamental importância, capaz de delinear os demais caminhos de todo o itinerário. Porque se há um caminho para se alcançar uma mulher – em qualquer circunstância – esse é o da emoção, que flui interminavelmente em seu espírito. E talvez seja por isso que as mulheres são capazes de grandes coisas: voos plenos, rupturas implacáveis e, paradoxalmente, franca abertura para o novo e a surpresa! Talvez as mulheres estejam mais aptas para as grandes façanhas do espírito humano... A propósito, foi Goethe quem disse: “o amor e o desejo são as asas do espírito das grandes façanhas". E ninguém, creio, pode ser capaz de materializar o amor e o desejo (não apenas em romances, mas em toda a sua vida) tão bem quanto uma mulher intrépida, ciente de sua vontade. Esta, sim, é capaz de acordar ou enterrar Pompéia, dependendo do seu estado de espírito. Todo mundo sabe por que forças devastadoras da natureza têm, predominantemente, nome de mulher (isso é clichê, mas é verdade!): Furacão Katrina, Ofélia, Rita, Lisa, Bertha, Wilma... Talvez pela constante plausibilidade de uma catástrofe iminente (risos)!... 


Mas a mulher, apesar de todo o manancial emotivo que a rege, também exercita o dom da temperança, e pode – depois de um longo trajeto – seguir pela estrada do novo-dia-sempre, com a alma leve e os cabelos soltos ao vento, pronta para o inusitado e a surpresa... Talvez advenha desse espírito de independência o franco poder da mulher – resoluta – de determinar as próprias rotas de vida. Isso porque, adicionada ao sentimentalismo, existe no feminino em doses gigantes a coragem: a coragem para a mulher fazer o que deseja de acordo com que lhe ditam o íntimo e o ímpeto. Mulheres verdadeiras e plenas são corajosas e impetuosas: não há forças terrenas que as demovam de seu ideal! E há mais nisso: o valor de um ideal pode ser eternizável (no caso das coisas duradouras) e pode também ter a beleza e a efemeridade de uma suaveza feliz! Mulheres são assim... Não que sejam volúveis ou inconsequentes, mas têm a saudabilidade e a versatilidade da mudança, da possibilidade de renovação (por vezes, para uma posterior reintegração a antigos paradigmas). E isso se manifesta também nas pequenas coisas... Não raro, alguma compra um vestido ou uma joia para determinada ocasião, importando que esteja bem apenas naquela noite. Não importa realmente se o tecido é frágil ou se as contas do colar vão se desintegrar... É preciso apenas que naquela noite ela reine em todo o esplendor de sua imperiosa beleza! E vontade. Depois, no dia seguinte, ela arranjará outro modo de vestir-se. Mas é preciso lembrar que isso não é futilidade de alma. É que mulheres são renováveis e plenas, capazes de num dia escalarem o Everest e no outro se deliciarem numa banheira de espuma! O que resta, afinal, é a sua autonomia, a sua soberana vontade de rainha do próprio reino.

No fim de contas, creio que o maior saldo positivo feminino seja o de sua coragem. É isso que – não somente no Dia da Mulher, como em todos os outros – tento passar para a minha filha. E o faço desde a sua infância; repito – insistentemente! – que é preciso ter coragem sempre, seguir adiante, buscar o sonho e alimentar a alma. Quanto à minha própria coragem, creio realmente que não ensine o que não pratique. Mais que exercícios aeróbicos, pratico a minha coragem todos os dias, acho que desde que me entendo por gente – menina ou mulher. Em alusão, um marco decisivo nesse sentido me vem à lembrança agora em suaves registros mentais... Eu era praticamente uma menina quando a “minha menina” nasceu. E, logo nos primeiros dias, tendo-a ao colo e manifestando os meus primeiros (e intensos) cuidados maternos, ouvi de meu pai: “Quem diria que você, filha única, e tão novinha, iria se tornar uma mãe assim?... Parece uma leoa em defesa de sua filha!”... E, cá entre nós, olhe que a história estava apenas começando...


Por Sayonara Salvioli



7 comentários:

Nanda disse...

Nossa, Sayonara!!!!!!!! Que texto forte!!!!!!!!!!! Acho que tdas nós mulheres nos identificamos com as suas palavras!!! bacana mesmo!!!! Vc foi mãe novinha...Lindas as fotos suas com a sua filha!!!

Cláudia F. disse...

Sayonara: PARABÉNS!!! Pelo texto maravilhoso, pelo seu blog (que acompanho há muito tempo, vc sabe), pelo Dia da Mulher e pelo seu aniversário! Vc é uma pessoa iluminada e eu tenho certeza que seu brilho vai ser cada vez maior!!! Que Deus te abençoe!!!

Geraldo disse...

Sayonara Salvioli,
Sua inspiração e sua forma de escrever, seu conteúdo, enfim a sua verve fazem de você uma escritora notável como poucas que conheço. Parabéns!

Graça Carpes disse...

Sayonara, parabén por seu texto e também pelo seu blog. Mais ainda, por sua linda filha.
Bjo
:)

Beatriz Vieira disse...

Nossa!!! Seus textos são cada um mais forte que o outro!!!! Passa a impressão pra gente que vc escreve com a alma!!!! Esse da mulher é um quase um canto de amazonas!!!!! rsrsrs Vou acompanhar sempre suas crônicas!!!

Luciana C. disse...

Que representante temos em vc, SAyonara!!!! bjsss

Anônimo disse...

Pois é, querida, ando navegando mares de questionamentos...Coisa cíclica! Por isso, perco o tempo marcado, os compromissos, e, na preguiça desses últimos longos dias, só cheguei hoje aqui, atrasada para as comemorações oficiais, mas a tempo (nosso tempo) de me deleitar com sua força de Terra e me identificar, como sempre, com esse feminino belíssimo que vc exerce.
Temperança!
beijo grande
Márcia