terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O fantástico universo dos Anos 80


Passei a adolescência em plena efervescência dos anos 80. A febre de modismos, manifestações artísticas e hábitos foi tão forte que hoje – três décadas depois – continua a encantar gerações e a atrair saudosistas e agregados em novos formatos de revival, sob o emblema das festas PLOC.   
O sentimento de uma geração pode ser classificado como atemporal, tal como a arte o é. Hoje, os chamados 80maníacos revivem um passado alegre, retratando-o do modo como fora vivenciado, porém usando agora a tecnologia do futuro-presente. Na verdade, o que inspira as coloridas festas PLOC – frequentes em todo o país – é a intencionalidade poética, ante elos afetivos com o próprio tempo, quando ambiguamente se pode viver o presente, sem, no entanto, desfazer os perenes laços com um passado vibrante. 
Se você é da mesma época que eu, provavelmente é um remanescente da Geração PLOC. Parece-me lógico, então, apostar que você teve um Atari, ganhou um Genius no Natal ou era vizinho daquela menina que tinha um pequinês. Com toda a certeza, você também viu o videocassete nascer, jogou War e Banco Imobiliário, colecionou os jogos da Grow, brincou de Playmobil, assistiu à gestação punk e estreou o McDonald's em terras nacionais. Se uma estudante convencional, usou borrachas perfumadas, caneta 10 cores, papéis de carta Sarah Kay, canetinhas Playcolor, estojo automático, agendas Tilibra e fitas coloridas de rotulador (aposto que você tinha se esquecido daquele jurássico aparelhinho que gravava em letras brancas, em alto relevo, etiquetas para cadernos, capas de trabalhos etc.). Os meninos se amarravam em futebol de botão e Falcon. As meninas nas bonecas da Estrela, na Casinha de Bonecas da Atma e nos Menudos... As adolescentes tinham Mobilettes vermelhas e usavam Melissinhas transparentes, com purpurina e cheiro de chiclete!... Você e seus pais esperaram o Cometa Halley e usaram relógios Champion. E todos, sem exceção, se deliciavam com os chocolates Surpresa, Lollo e Galak; e também com muita Coca-Cola, balas Soft, Juquinha, os multicoloridos minichicletes (eu adorava os de cor rosa pink e laranja), chicletes Ping-Pong e, é claro, PLOC!...
Se mulher, você usou ombreiras, botas incrementadas e calças baggy e semibaggy, jeans stone wash!... Também fez um corte capilar do tipo leoa, usou calça de lycra, roupas de couro com tachinhas, vestidos de tafetá furta-cor, saias balonê e meias de lurex, multicoloridas! Provavelmente, também adotou faixas, pregadores enormes e brilhantes, laços avantajados e tules na cabeça-feita da moda de então... Usou Company e Fiorucci, idolatrou Phillip Martin, adequou-se ao look Shop 126 e vestiu Cantão 4 dos pés à cabeça!... Também deve ter usado, alguma vez, os famosos jeans Spy & Great ou viu sua mãe comprá-los.

Tudo isso sem esquecer os apelos do genial publicitário James Stephens, marido de Samantha, a Feiticeira! Por certo, você também se amarrava na Mulher Maravilha e nos Superamigos. Você também deve ter cantado Holiday em frenesi, comprado todos os discos da Madonna, da Rita Lee e do James Taylor. Homem ou mulher, você com certeza se divertiu com Os embalos de sábado à noite, com John Travolta e Olívia Newton John. Também assistiu, milhares de vezes, ao filme Lagoa Azul e à trilogia Superman.... Footlose, Flashsdance, Amores Eletrônicos... E mais: Os Goonies, A Fantástica Fábrica de Chocolate (primeira versão), Lassie, ET, o extraterrestre, Karate Kid, Os Caça-fantasmas, Top Gun, Star Wars, Indiana Jones (!), Rambo, As minas do Rei Salomão, a trilogia de aventura e ficção De volta para o futuro (demais!) e o impagável Curtindo a vida adoidado!... Saudade, saudade, saudade! 

Ah, quem não se lembra? Em termos musicais, aposto que na trilha da década você começou com Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, cresceu junto com as coletâneas Lulu Santos, curtiu Michael e Prince, filosofou com Legião Urbana e nunca esqueceu Nenhum de Nós... Também vestiu a onda do Biquíni Cavadão e usou asa delta (risos), colocou os óculos com os Paralamas, cantou e dançou com Ultraje a Rigor e investiu no Capital Inicial.... Ficou amigo de Vital e sua moto e achava o maior barato o romance de Eduardo e Mônica!...
Na esfera dos fenômenos artístico-culturais – músicas e influências de contexto –, nós, os 80maníacos cultuávamos nossos discos de vinil em preferências também direcionadas... certas músicas, faixas individuais, que faziam muito sucesso! Tínhamos paixão pelas bandas mencionadas, mas estávamos abertos ao todo da música nacional, e também internacional, claro! Quero ver quem é que não se lembra, por exemplo, de Menino do Rio (Baby Consuelo), Andar com fé (Gilberto Gil), Coração Alado (Fagner), Foi Deus que fez você (Amelinha), Flor do desejo (Pepeu Gomes), Planeta Água (Guilherme Arantes), Amante à moda antiga (Roberto Carlos), Lua e estrela (Caetano), Tropicana (Alceu Valença), Reluz (Marcos Sabino), Muito Estranho (Cuida bem de mim – Dalto), Escrito nas estrelas (Tetê Espíndola), Pombo-correio (Moraes Moreira), Frevo Mulher (Zé Ramalho), Olhos coloridos (Sandra de Sá), Asa Morena (Zizi Possi), Festa do interior (Gal Costa), Faltando um pedaço (Djavan), Fugaz (Marina), Mania de Você, Baila Comigo, Lança-perfume, On the rocks (Rita Lee), Olhar 43 (RPM)... 
Na música internacional, viraram febre hits como Hard To Say I'm Sorry/Get Away (Chicago), Coming around again (Carly Simon), So far away (Dire Straits), Sailing (Rod Stwart), I Just Called to Say I Love You (Stevie Wonder), Total Eclipse of the heart (Bonnie Tyler), New Year’s Day (U2)… Aqui no Brasil se vivia a era de ouro do rock nacional, mas havia abertura e receptividade popular para fenômenos culturais os mais diversos, ondas folclóricas como a do Fuscão Preto de Almir Rogério (risos) e comoções coletivas em Festivais de MPB, quando não vencia a favorita e o público ficava enfurecido (Lembra de Bailarina e Agonia, Maracanazinho lotado?)... 
Preferências musicais à parte, tenho certeza de que você também nunca se esqueceu daquele seu equipamento de som Gradiente com poderes tecnológicos (de vanguarda) de equalização e mixagem, talvez comprado sob a orientação de seu primo mais velho... Aquele mesmo adepto do new wave, colecionador de discos heavy metal e precursor da música eletrônica! Haja polivalência de identidade!

E hoje, depois de toda essa sessão nostalgia, ainda parece muito recente a memória de jingles e imagens de comerciais que não deixavam esquecer a sua Caloi, que pediam para comprar Baton, para tomar Cremogema e para comprar ou namorar o primeiro Valisére... Tudo isso entre um bloco e outro de Dallas, As Panteras, Casal 20, Os Waltons, O incrível Hulk, A Gata e o Rato, Ilha da Fantasia e Armação Ilimitada, lógico! E sem perder um só episódio (era sagrado!) do inesquecível Sítio do Picapau Amarelo, sem deixar de gargalhar com Marrom-glacé, se emocionar com Água Viva – depois com Sol de Verão... E mais: Plumas & Paetês, Jogo da vida, Cambalacho, Tititi, Que Rei sou eu?, Vale Tudo – e assistir aos flashes de Beto Carrero aos domingos em Os Trapalhões. Se o leitor é mais novo que eu, também se lembra do Balão Mágico e se emocionou com a trilha incidental dos momentos iniciais do Xou da Xuxa! Acho também que se embrenhou pela Caverna do Dragão... Se você é da minha idade, foi um habituée de desenhos como Tom & Jerry, Scooby-Doo, Smurfs, Os Flintstones, Os Jetsons, Formiga Atômica, Tutubarão e todos os personagens da Hanna Barbera!... Num mix de tudo isso, foi testemunha do antológico Cassino do Chacrinha e do nascimento do Vídeo Show! 
Em plena onda vibrante do charmoso e inteligente rock nacional, você assistiu à transição cultural da antiga era industrial para o advento da era da informação. Viu no mundo aflorarem ícones como João Paulo II, Lady Diana Spencer, a dama de ferro Margaret Tatcher, Indira Gandhi, Mikhail Gorbachev e o presidente-astro-de-cinema Ronald Reagan. Você também estava no trem da História e assistiu, do camarote televisivo da sua sala, à lendária Copa de 82 (maldizendo Paolo Rossi!), ao saque Jornada nas Estrelas, ao Rock in Rio, ao movimento Diretas Já e à queda do muro de Berlim. Deve se lembrar, ainda, de personagens emblemáticos do cotidiano - reais e fictícios - como Russo, Daniel Azulay, Elke Maravilha, Sérgio Mallandro, Zico, Maradona, o Beijoqueiro, Araken, o show man, Capitão Gay e, é claro, o Garoto Bombril!... Ah, bons tempos, não?

E, em ritmo frenético de inovação mundial, começava aí o desenho cibernético da Geração Y! Daríamos adeus aos Long Plays e “compactos”. Um disquinho metalizado, com cara de artefato de ficção científica, estava para aportar na estação Discoteca: o CD! Mais e mais, o mundo se inspirava no país que fabricava tecnologia em primeira mão, o Japão, inaugurando a atração por todas as recentes parafernálias eletrônicas: neons, primeiros computadores pessoais etc. Você e eu nem sabíamos direito de tudo isso, mas lá fora se desenvolvia o IBM PC e até o embrionário Apple Macintosh, assim como as inaugurais interfaces gráficas (XFree86, Windows e o MacOs)... Era o passaporte para uma prometida e ainda inconsciente era Web, sem a qual hoje não saberíamos viver.
          Na escola, nos deleitávamos com a série Vagalume (livros adoráveis) e exercíamos o início de
          nossa cidadania literária com imersão nos clássicos, fazendo os célebres fichamentos e, muito
          mais do que isso, viajando o mundo com nossos escritores favoritos. Dos brasileiros,
          preponderavam nos meus apontamentos escolares Machado e Alencar, Drummond, Manuel                Bandeira, Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, Paulo Mendes Campos, Maria José Dupret...                Mas eu ia além das obrigações escolares: mais e mais Machado, por conta própria; buscava                  Vinícius e Pessoa, por encantamento. Cruz e Sousa, por opção. E assim foi que cheguei a                    Rimbaud, Baudelaire e Goethe. Pouco depois, eu já ia atrás de Flaubert e mergulhava em                    Victor Hugo. E descobri os russos! Eclética, não deixava de atender aos apelos da literatura                  popular mundial... Afinal, quem nos anos 80 não leu Sidney Sheldon e Harold Hobbins? E os              romances cor-de-rosa das campeãs das bancas Júlia e Sabrina...

Na moda, vivia-se a magia contida – por vezes incontida – de uma época com intenções meio telúricas ou siderais, em arrojados figurinos verde-limão e laranja, jaqueta e acessórios dourados e blusa enorme (quase vestido) da Yes Brazil!... Exagero? Que nada! Cores vibrantes e visuais extravagantes eram usuais numa época que deixava para trás os hábitos despojados da geração hippie de 70 e, ao mesmo tempo, tentava resgatar o glamour dos anos 60. Exagerado não era só o sucesso musical de Cazuza no Barão Vermelho, nem o aumentativo Lobão, tampouco a força musical dos Titãs. A geração 80 foi um completo boom de época!... Tudo isso também ao som tipo mix eclético de A Cor do Som, no ritmo frenético da Blitz, sempre de Roupa Nova, Cindy Lauper, Queen, Supertramp, Phil Collins, Nika Costa e Elton John. Com direito a encontrar a Menina-Veneno no caminho e também de se embalar nos acordes de Lionel Ritchie e Kenny Rogers. Ao ritmo de Byafra, Léo Jaime, 14 Bis, Beto Guedes, Lo Borges e Gil, você também deve ter caminhado em busca de si mesmo e de seus sonhos!...
E agora, havendo assistido à transição cultural de três décadas, se renova e sorri diante de tantos elementos de colorida nostalgia. Sem essa, então, de se rotular a trupe de 80 de geração perdida!... Poucos momentos da música nacional viram surgir, juntos, tantos ícones e hits musicais, os quais literalmente marcaram época e se instalaram no imaginário de um tempo verdadeiramente emblemático! Aqui se louvem, com mais ênfase, a poesia de Renato Russo e a música de Lulu Santos, ante a estréia de um rock nacional de qualidade, com riqueza de letra e conteúdo personal... Oh, que saudade daqueles tempos!... Acho que preciso ir a uma festa PLOC com urgência!

Por Sayonara Salvioli

P.S. 1 - Eu escrevi este texto ouvindo músicas dos anos 80... Imagino que, após lê-lo, você também queira um revival... Portanto, acesse os links seguintes e viaje!...
P.S. 2- Logo no início do texto, falo da possibilidade de usarmos a tecnologia a serviço de nossas lembranças. E um exemplo perfeito disso é o Genius on line. Demais, não?
Acesse http://www.jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=genius e jogue muuuito, como naquela época! Espero que se divirta tanto quanto eu!... tsc tsc...
P.S. 3 - Depois de eu discorrer por tantos ícones e elementos emblemáticos dos anos 80, estou mais que emocionada, apostando que você ficou também, especialmente se vivenciou tudo isso... Prova de tamanho fascínio é a perpetuação dos modismos, da música e dos hábitos daquela época, coisa que se pode ver claramente na paixão demonstrada – por grupos de todo o país, tanto que até está sendo criado o Museu dos Anos 80. Muito interessante, não? Acesse os links a seguir e se divirta (e emocione, é claro!) com remissões a um tempo aparentemente perdido no cronômetro das décadas, mas sempre presente no ideário de tantos “eternos jovens”!...
- Sobre a idade de ouro do rock nacional (letras, cifras, traduções, discografias etc.): http://vagalume.uol.com.br/especiais/anos-80.html
- Festas PLOC: http://www.ploc80s.com.br/
- Rádio com músicas dos Anos 80: http://museuanosoitenta.blogspot.com/
-Matérias sobre alguns dos hits inesquecíveis da década: http://www.paixaoeromance.com/80decada/aber80/haber80.htm
-Curiosidades, lembranças e quizz sobre o tema 80mania: http://www.anos80.com.br/inicial.html
-Doe brinquedos para o Museu dos Anos 80: http://www.anos80.com.br/brinquedos/doacao_de_brinquedos.html
- Tudo sobre os Anos 80: http://www.remember80.com.br/

13 comentários:

Sandrinha disse...

Que texto, Sayonara!!! Olha, posso te dizer que este seu texto tem a minha idade!!! Sou Geração 80 da mais original... Idolatrei a Madonna, usei Melissa, curti Rita lee, troquei papel de carta... Mas não é que eu tinha me esquecido dos desenhos da Sarah Kay? Não sei o que houve comigo, mas até o rotulador (demais vc lembrar disso!) estava apagado da minha lembrança...mas foi só vc resgatar esse elemento do passado, rsrs, que td veio ä tona na minha cabeça!!!! Meu Deus, que tempos maravilhosos foram aqueles!!!!! E quero te agradecer pela dica do Genius on line. Adorei!!! Não quero saber de outra coisa!!! Pode deixar que vou descolar, rs, uma festa PLOC bem bacana no Rio e vou te avisar aqui!!! Bjkas

Guto disse...

Vou acrescentar dois personagens meio vilões da época:
CARLOS MENEM E PAULO ROSSI!!

Unknown disse...

Oi Sayonara, tudo bem?
Vi que como eu adora anos 80.
Gostei muito do seu blog.
Venha conhecer a minha comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=77576265

Lá vc vai ver fotos e clips da Night Hits 80´s. Uma festa anual que eu realizo desde 2007. É uma festa muito legal com tudo a vontade, com brindes e etc...

Minha página é: Edu Altruda

Bjs

Vania Caldas disse...

Sayonara,
Seu texto me fez voltar no tempo!! Trouxe-me boas recordações!!!!!! Casei na metade dos anos 80, em 85 quando estava explodindo o sucesso da Tetê Espíndola...O Leozinho, meu marido, que é músico, vivia cantando a música pra mim!!Tempo bom aquele!!!!Também adorava Rita Lee, Marina e Lulu Santos!!
Ah a gente também estava lembrando aqui em casa daquela bala Delicado...será que ainda existe?
Bjusss

gui carvalho disse...

as bandas que eu mais gostava eram ira,ultraje e engenheiros do hawai. tb vale falar aqui do
barào e do filme bete balanço.

Luciana C. disse...

Sayonara, me lembrei da novela Feijão Maravilha...Era tudo de bom!! Beijokas

Gabriela Soares Penna disse...

Garimpo coisas sobre os anos 80 na internet e adorei encontrar o seu blog! Muito bom!!!!!!!!!!!!

samnio disse...

texto muito bom, e deve ter dado cá um trabalhão.
muito bom mesmo.parabéns.

http://palavrassemjeito.blogspot.com

Unknown disse...

Oi Say
Tudo bem?

Seus artigos estão sempre ótimos!

Já lancei o convite virtual da festa anual Night Hits 80´s que eu organizo. Está no meu Orkut. Se possível me encaminhe seu e-mail que eu te mando.

Quem quiser informações é só enviar uma mensagem para: cobronha@hotmail.com ou no Orkut na comunidade: Anos 80 - Night Hits 80´s.

Bjs

Anônimo disse...

Adorei o texto!
Me fez relembrar tudo aquilo que vc disse, inclusive as calças Spy Great, que eram caríssimas e eu fazia minha mãe comprar todos os modelos e que por sinal deixavam a gente com um corpão!!! rsrsrsr
Bons tempos!!!
Bjs!

Unknown disse...

PQP...hem!!!!rsrs
Tô atrasado, mas vou comentar só de secagem e com certeza algum maluco dos ANOS80 vai ler...hehehe...
Puts!!! eu tava procurando algo da marca Spa & Great (jeans) p matar a saudade e dei de cara com esse texto; A fábrica da Spy ficava ali na rua Visconde de Caravelas esquina c rua Capitão Salomão aqui em Botafogo, eu trabalhei lá de office boy...UAU!!
Sumiu tudo...todo mundo...aquele cheiro de jeans novo...Dona Nora Sabba (proprietária), linda demais...Marilda Chefe das costureiras, uma Preta maravilhosa que me adotou lá na fábrica e que eu vou amar pra sempre na minha vida...SNIF...
Desculpe aí gente, mas saudosismo é fogo.

Amos80.

Unknown disse...

Aha, ainda tenho o genius daquela época muito bem guardado...hahaha.

Antonio Neto disse...

Ah, saudades!
Seu texto (maravilhosamente escrito) me levou de volta à época mais feliz da minha vida. Parecia que eu havia sido transportado para aquela época.
EU ERA FELIZ E SABIA!
Também sou feliz e realizado hoje, principalmente pela linda família que construímos, mas as coisas hoje são tão apressadas e é tudo tão em excesso que mal dá tempo de apreciá-las na sua inteireza. Hoje tudo é passageiro (menos o motorista e o cobrador rsrsrs piadinha dos anos 80!) e deve ser consumido tão rapidamente, que não lembramos mais do filme do último verão.
E as músicas....tivemos o privilégio de ver nascerem ícones atemporais.
Bons tempos aqueles!
Parabéns mais uma vez pelo belíssimo texto.